Quando comecei a me interessar por música, os primeiros acordes que aprendi foram através da observação. Ao frequentar a igreja com meus avós, eu ficava olhando atentamente para o que os violeiros estavam fazendo para poder replicar quando tivesse a oportunidade. Em um segundo momento, já tendo algum tempo treinando os dedos na escala do instrumento, eu pedia para que eles me mostrassem o que faziam. Isso pode parecer pouco, mas para quem não sabe nada, aprender um único acorde já é sensacional. Aprendendo o segundo, é dobrar o conhecimento. E assim foi por alguns meses. Por mais que já se tenha passado bem mais de três décadas (quase quatro, na verdade), a sensação de estar aprendendo aquilo ainda é muito presente em minha memória afetiva, pois se tratava da realização de um sonho, que contava dias de apreensão, expectativa, dúvidas, ansiedade, até conseguir pôr as mãos em um violão e tentar replicar o pequeno repertório que tinha aprendido.
A emoção maior foi quando me inscrevi para ter aulas de violão pela primeira vez. Já na primeira oportunidade de assistir o que o professor tinha para nos transmitir, eu já não me continha de vontade de aprender tudo de uma vez só. Nos intervalos entre uma aula e outra, eu simplesmente praticava incansavelmente o que havia sido transmitido na aula anterior até ficar perfeito, ao menos em minha mente. A cada nova lição, era como se um novo mundo de possibilidades se abrisse. Por mais que doesse praticar os acordes em um instrumento desregulado e com cordas de aço cortando os dedos, aquele sacrifício parecia justo e era tido como meritoso por quem testemunhava meu esforço. Infelizmente, não foram tantas aulas assim. Mas pude aprender o básico para me virar sozinho, mesmo que não tivesse acesso a algum material didático de qualidade para poder seguir meus estudos de forma estruturada e consistente.
Avançando bastante no tempo, já com alguns alunos tendo aulas presenciais e pela internet, me foi proposto gravar as aulas em vídeo para que os estudantes pudessem rever as lições quando e onde desejassem. Eu já conhecia as plataformas de cursos on line pois tinha participado de alguns treinamentos nestes formatos. Porém, não me pareceu ser o caso de montar um curso completo e disponibilizar para venda. Mas tirei algumas horas e com uma câmera digital que estava disponível na ocasião, gravei os vídeos de forma improvisada com o conteúdo que costumava ensinar e postei no Youtube para que os alunos pudessem assistir. Embora o resultado tenha sido rudimentar, com qualidade de áudio e vídeo bem precários se compararmos com as possibilidades de agora, a verdade é que estes vídeos ajudaram muita gente a rever o conteúdo e diluir suas dúvidas.
Ocorreu algo interessante. Para quem era meu aluno na época e pagava pelas aulas, a aderência foi total, com depoimentos de resultados potencializados e maior assimilação das lições. Entretanto, quando abri para o público em geral, o que tive de feedback foi mais crítica em relação a qualidade do áudio, do vídeo, entre outras coisas que passavam longe do conteúdo disponibilizado. Foi quando fiz uma rápida pesquisa para tentar compreender exatamente o que ocorria. A resposta mais consistente que tive foi que as pessoas estavam no Youtube mais por entretenimento do que por interesse no conteúdo didático. Entrei em contato com outros músicos que disponibilizavam aulas no Youtube, e todos eles, sem exceção, postavam uma sequência de aulas gratuitas e o retorno que tinham era parecido do que eu tinha recebido. Os que mantinham aulas recorrentes era para atender a um público já seguimentado por outros meios como alunos presenciais, de escolas ou simplesmente como conteúdo complementar de algum projeto.
Foi então que tirei as aulas do Youtube e mantive em uma área de membros da Hotmart para quem quisesse adquirir por um preço simbólico. Ao pagar, mesmo que seja um valor baixo, a pessoa tem uma motivação a mais para estudar, ao mesmo tempo que quem recebe de graça não dá valor e acaba desdenhando um conteúdo que é de seu interesse. Afinal, quem estuda qualquer assunto sabe que as informações não serão “coisas de outro mundo” e que possivelmente estarão disponíveis gratuitamente pela internet, porém, falta organização do conteúdo, continuidade, não há identificação com quem está ensinando etc. Quando se adquire um treinamento on line ou um livro, por mais que possa não ser exatamente aquilo que se deseja, há um método, uma organização, suporte, entre outras vantagens.
Então, KR Guitarra Original continua disponível para quem quiser começar a aprender os elementos básicos da guitarra e já estou estudando a possibilidade de atualizá-lo, pois é justo gravar com maior qualidade de áudio e vídeo, além de ajustar a didática para atender os feedbacks recebidos ao longo do tempo. E o que mais me motiva a dedicar tempo e esforço neste projeto é ter concluído o livro Teoria Musical – Conceitos e Fundamentos, que já está disponível em sua versão digital e serve para preencher uma lacuna de aprendizado que a maioria dos alunos apresenta. Eles buscam tocar um instrumento, no caso guitarra, mas perdem muito tempo de sua evolução técnica por não compreenderem os fundamentos básicos da teoria musical, ou seja, eles querem se comunicar em um idioma que ainda não conhecem a gramática. Por mais que eu compreenda a ansiedade de quem quer começar a tocar um instrumento, pois eu já passei por isso, é fundamental dedicar um tempo para estudar os elementos teóricos antes de tentar assimilar conteúdo técnico.
Então, no final desta postagem, assim como faço em todas, eu disponibilizo os links para conhecerem tanto o livro Teoria Musical – Conceitos e Fundamentos como o treinamento KR Guitarra Original. Se o interesse por música te trouxe até aqui, parece plausível que você possa querer ir além e aprender sobre música ou tocar um instrumento, então, creio que não há obstáculos para isso, pois há o desejo se encontrando com a possibilidade, basta decidir agarrar a oportunidade.
Ama música, mas não sabe nada sobre teoria musical. Clique no link abaixo e adquira o e-book que preparei com todos os conceitos e fundamentos necessários para conhecer a linguagem musical e iniciar sua jornada de aprendizado.
Quer aprender a tocar guitarra, mas acha que o conteúdo na internet está muito desorganizado e você não confia nos anúncios que vê? Clique no link abaixo e conheça KR Guitarra Original e comece a estudar agora mesmo.
Comments